ProInfoJD
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012

Ir para baixo 
+8
jucimarcia
solangers
Eliene e Meire
zenailde alexandre
Maria Das Dores
Ildeci
Maria Serafim
Admin
12 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/07/2012
Idade : 35
Localização : João Dourado

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyTer Ago 14, 2012 10:33 pm

- Neste topico os alunos poderão postar o resumo do texto aplicado pelo professor.
Ir para o topo Ir para baixo
https://proinfojoaodourado.directorioforuns.com
Maria Serafim




Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: O uso da tecnologia nas escolas   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyDom Ago 19, 2012 7:10 pm

Por que precisamos usar a tecnologia na escola

Em uma sociedade globalizada deparamos com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia na sociedade, e não podia estar a escola alheia a esse desenvolvimento, a utilização dos recursos tecnológicos traz uma facilidade na vida que oportuniza o acesso a informações e executa atividades com maior eficiência.
O uso de novas tecnologias devem começar desde cedo na escola, já que temos como objetivo formar pessoas preparadas para o mundo, e esse por sua vez está em constante evolução, precisamos de uma escola que acompanhe essas mudanças e que forme pessoas nestes moldes. É preciso que a escola tenha essa preocupação de inserir o tecnologia na formação dos seus alunos de forma que eles sejam inclusos e não telespectadores.
Nos tempos atuais, a escola não pode ser conformar com o simplesmente ensinar a ler e escrever, como único mecanismo de superação pessoal. Se queremos que nossos alunos tenham oportunidades na sociedade, nos devemos assumir o nosso desafio de levá-los a um novo patamar.
As novas tecnologias são muito importantes na construção do conhecimento, pois diante desses recursos a criança adquire a capacidade de relacionar o novo conhecimento com a anterior e avalaiar seu próprio processo de aprendizagem. A educação acompanhará toda a evolução referente a aprendizagem de nossas crianças as maiores beneficiadas por um ensino novo que surte efeitos positivos.
Os multimeios estão disponíveis a educação, cabe os membros responsáveis pelo ensino fazer o uso dos mesmos de maneira com que o processo de ensino e aprendizagem torne-se cada vez mais eficaz.
Ir para o topo Ir para baixo
Ildeci




Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos usar a tecnlogia na escola?   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyTer Ago 21, 2012 2:28 pm

Hoje, nós vivemos num mundo dominado pela informação e por processos que ocorrem de maneira muito rápida e imperceptível. Os fatos e alguns processos específicos que a escola ensina rapidamente se tornam obsolentos e inúteis. Portanto, ao invés de memorizar informação, os estudantes devem ser ensinados a buscar e a usar a informação. Estas mudanças podem ser introduzidas com a presença do computador que deve propiciar as condições para os estudantes exercitarema informação, resolver problemas e aprender independentimente.
A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ser a de ensinar mas sim de criar condições de aprendizagem. Isto significa que o professor deve deixar de ser o repassador do conhecimento, o computador pode fazer isto e o faz mais eficientimente do que o professor, e passa a ser o criador de ambiente de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno.
Programas de processamento de texto,planilhas, manipulação, de banco de dados,construção e transformação de gráficos, sistemas de autoria, calculadores numéricos, são aplicativos extremamente utéis tanto ao aluno quanto ao professor. Uma outra função, do computador como um comunicador. Assim, os computadores podem ser interligados entre se formando uma rede de computadores.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Das Dores




Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos usar a tecnologia na escola?   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyTer Ago 21, 2012 6:06 pm

]Porque a tecnolologia tornou-se um meio dominador, a estabelecer determinantemente as condiçoes para o aprimoramento da vida em geral e dos meios apropriados para colocá-la em perfeita sintonia com as finalidades humanas. Porém, as tecnologias midiaticas não passam de ferramentas de ensino. Por isso, precisam ser bem utilizadas.pois,tanto podem ser usadas para novas práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem do aluno, como podem servir apenas para "transmitir" conhecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
zenailde alexandre




Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Re: Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyQua Ago 22, 2012 10:31 am


Democratizar o espaço da escola, bem como, uso dos recursos tecnológicos ali existentes, é um grande desafio aos educadores que se propõem a fazê-lo.Tarefa que exige ação política,formação continuada aos docentes, compromisso, responsabilidade, e acima de tudo muita vontade de mudar.Para realizar esse processo, é interessante lembrar que as histórias dos homens e suas relações sociais tem sido premissa para a instrumentalização da humanidade, surgindo à necessidade de adaptações e mudanças.
A tecnologia mudou radicalmente a forma de viver de grande parte da humanidade, não dá para esquecer que muitos aida não usufrui recursos básicos para à sobrevivência. Para compreender melhor esta definição recorre-se à abordagem que " encara a tecnologia educacional como uma utilização estratégica e consciente de princípios, métodos de técnicas que possam contribuir para reorientação e melhoria de ensino, dentro de uma perspectiva globalizante, histórica e crítica " (MAZZI,1986,P 46 apud CROSHIK, ibidem, p 111). Construir propostas de trabalho, utilizando os recursos midiáticos hoje existentes deve ter como fim formar um aluno crítico que seja capaz de agir e transformar a realidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Eliene e Meire




Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos de tecnologia na escola   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySex Ago 24, 2012 7:55 pm


A escola,ou o sistema educacional que introduz as tecnologias de informação e comunicação em suas atividades pedagógicas, deve ter bastante clareza sobre o que pretende,o que lhe compete no processo e quais as metas que deseja alcançar. Assim sendo, só justifica o computador na escola se ele ajudá-la a executar melhor suas funções
e trouxer um significativo aumento da qualidade da aprendizagem. Os projetos de introdução do computador na
escola só dão bom resultados quando há comprometimento com o projeto por parte da direção e envolvimento dos
professores e da comunidade escolar.
Dessa forma a utilização do computador no ensino é também denominada exercicio e prática e caracteriza-se por
transmitir conhecimentos por meios da maquina.
Assim, a maior função do ensino nos dias de hoje é preparar o aluno para saber buscar a informação de que necessita.
O computador também é útil para desenvolver a habilidade de leitura,comunicação,pesquisa e vocabulário.
Ir para o topo Ir para baixo
solangers




Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySáb Ago 25, 2012 9:47 pm

Precisamos utilizar a tecnologia na escola para que nossos alunos não se sintam excluídos de uma área que cresce cada vez mais em nosso tempo, o professor precisa compreender e aceitar a importância da tecnologia no processo de ensino aprendizagem, pois não adianta apenas aprender sobre tecnologia; além de aprender a usar é preciso ser capaz de dizer para que usar e para que não usar, pois isso ajudará a definir como o nosso dia a dia na escola deverá ser reorganizado, cabe ao professor perder o medo do novo, experimentar, tentar e tentar de novo porque o computador é uma importante ferramenta pedagógica. Hoje com a diversidade de materiais disponíveis para a educação, um recurso de grande aceitação entre os alunos é o uso dos computadores, é um material que têm se difundido de forma gigantesca, e é também uma maneira diferente de ministrar os conteúdos curriculares, comparados com as tão tradicionais utilizados até agora.
Devendo sempre levar em consideração que a tecnologia mencionada, ainda não é de alcance a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ildeci




Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos usar a tecnlogia na escola?   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyTer Ago 28, 2012 5:02 pm

A integração entre a educação, tecnologia esociedade é discutida por todos aqueles que debatem a historia da educação, da pedagogia e as relações no mundo moderno. a presença da tecnologia é contínua no dia-dia dos cidadaõs de todo o mundo.
O padrão educacional emergente exige a implantação de novas práticas curriculares e metodologias, , para suprir as exigencias de uma sociedade globalizada que modifica o nível de vida das pessoas, seja no modo de se comunicar, nas habilidades profissionais; do conhecimento e do pensar.
A escola é o lugar onde se prepara cidadaõs para o mundo, e é através da introdução da tecnologia como recurso didático que os estudantes seram preparados para esse mundo moderno e inseridos na sociedade da informação. A escola e o professor tem o grande desafio e o papel de formar sujeitos capazes de utilizar a tecnologia no seu cotidiano de forma crítica e criativa.
Para Levi (1998) o futuro papel do professor não será mas de defusor de saberes, mas o de ¨animador de inteligência coletiva¨ dos estudantes , estimulando-os a trocar seus conhecimentos , e que para falar em tecnologia é necessário cuidar para não usa-la a qualquer custo, mas sim acompanhar consiente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades, a cultura educacional e sobretudo, os papeis de professor e e de aluno.
Por todo esse contexto se a escola e professor, são responsávei8s a formar homens críticos e com habilidades para saber buscar informações de que necessitam, não basta só a ferramenta ou seja o computador tem que ter professores capaz de manusea-los e saber oque, e como usa-lo de forma pedagógica, para que consiga o real objetivo da introdução da tecnologia na educação, que é preparar o aluno para acompanhar a evolução do mundo moderno.
Ir para o topo Ir para baixo
jucimarcia




Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: porque usar as novas tecnologias na escola   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyTer Ago 28, 2012 8:00 pm

Informática na escola



As novas tecnologias vêm causando inovações e mudanças na educação, a relação escola x informática e bastante complexa, dentro dessa temática existe um grande desafio para a educação, a pedagogia e as relações sociais no mundo atual vem passado por transformações e á escola sem duvida alguma não pode ficar fora desta nova realidade, a tecnologia e suas inovações já faz parte do dia-a-dia do ser humano, ela se faz presente em tudo ou quase tudo que fazemos o mundo estar informatizado, é impossível desconsiderar essa realidade que se faz presente.
o computador pode ser um aliado da educação visto que os as crianças e jovens estão muito bem inseridos nesta realidade .portanto o professor não deve ficar de fora e sim buscar novos conhecimentos que favoreçam a esta nova condição de ensinar
Ir para o topo Ir para baixo
suelijd




Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos da tecnologia na escola.   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyQua Ago 29, 2012 8:24 am

A tecnologia na educação tem um papel fundamental e está presente em nosso dia dia, e que esta crescendo de maneira rapida evidente que a tecnologia traz varios beneficios para nossa vida e que precisamos está preparados para essa nova ferramenta como recurso tecnologico, buscando atraves dela novos conhecimentos para nossa aprendizagem como infividuo.
portanto, diante de tanta inovação tecnologica precisamos está buscando novas maneiras de aprender no sentido dessa real transformação e modernização nos permita construir uma rede de conhecimentos significativos e produtivos na nossa vida.p
Ir para o topo Ir para baixo
maria do carmo




Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos da tecnologia na escola.   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyQua Ago 29, 2012 8:40 am

A tecnológia permite uma educação diversificada no sentido de haver muita informação individual e disponivel. com o passar dos anos, o livro didativo não será um unico meio a que poderemos recorrer para ovter informações.
A tecnológia incentiva a metodologia desde que seja aplicada inteligentimente, de forma a cativar o seu interesse e curiosidade de quem aprende, vive-se hoje, em uma sociedade digitalizada e globalizada. essa nova sociedade, também chamdad soviedade do conhecimento, requer novas competencias e novas atitudes exigindo um individuo atuante pensante pesquisador com autonomia intelectual.
Cabe então à escola na condição de instituição responsavel pela formação do individuo formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnologico. esse contexto exige que os professores incorporem a sua pratica diaria a essas tecnologias visando ao favorecimento da aprendizagem necessária à atuação na sociedade atuar.
Ir para o topo Ir para baixo
aparecidajd




Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/08/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos da tecnologia na escola.   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptyQua Ago 29, 2012 8:56 am

a tecnologia se estendeu a todos os setores de seociedade principalmente no campo escolar trazendo muitos avanços no estudos e em fim em todo o meio que vivemos.
A tecnologia e a edicação caminharam passos largos com o desemvolvimento e o conhecimento e novas atitudes, exigindo um individuo atuante pensante pesquisador com uma grande autonomia intelectual. então cabe a escola formar individuos capazes de lidar com o avanço tecnolofico onde iram aprender de formas mais interessante e prazerosa tais mudanãs precisam ocorrer nas ações do professor e dos alunos no resgate do espaço da escola como ambiente educativo na organização curricular de forma que atenda as necessidades dos alunos.
Apesar dos avanços no campo da tecnologia educacional ainda persistem resistências.
O ""medo"" da substituição do professor pelo computador parace já superado, mas sobrevive o ""medo ao novo"" e assim outras dificuldades tem instalado nas escolas como a falta de computadores e de laboratorios de informatica
Ir para o topo Ir para baixo
patrikalisson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: .   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySex Set 14, 2012 9:54 am

.


Última edição por patrikalisson em Sex Set 14, 2012 9:58 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
patrikalisson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Tecnologia na Educação   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySex Set 14, 2012 9:56 am

Cabe a escola condição de instituição responsável pela formação do individuo, formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico. Precisa colocar o aprendiz em contato com os novos tecnologias da comunicação e informação, bom como colocar a tecnologia em favor da educação, visando ao favorecimento da aprendizagem necessária a atuação na sociedade atual.
Ao questionar com os alunos sobre a importância dos recursos tecnológicos, as respostas nem sempre são satisfatórias, devido a falta de contato direto, por parte de alguns alunos com as novas tecnologias por morar em locais isolados, e por esse motivo, ainda não tem uma perspectiva de futuro, até mesmo por serem alunos de pouca idade.
E necessário, que o professor planeje suas aulas, envolvendo os recursos tecnológicos sempre que possível suas ações educativas tornando-os didáticos.

Grupo: Gina, Luciene, José Adailto e Jandirlene
Ir para o topo Ir para baixo
patrikalisson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos usar a tecnologia na escola?   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySex Set 14, 2012 10:10 am


Há cada ano podemos perceber o avanço da tecnologia no mundo e na escola. A partir daí vimos a necessidade que temos que nos aperfeiçoes e nos atualizarmos.
Precisamos usar a tecnologia para ensinar um conteúdo, uma pintura etc... E se não nos prepararmos, como vamos nos atualizar, Diante do mundo tecnológico, em que estamos vivendo, temos que nos capacitarmos, para os desafios do nosso dia-a-dia, ande as mudanças são continuas e nesse sentido podemos observar a necessidade de aprender, colocando em pratica através do nosso trabalho que é preciso buscar sempre algo novo, para uma aprendizagem melhor.

Grupo: Cristina, Solange, Josinete, Mª Carolina, Lucimar
Ir para o topo Ir para baixo
patrikalisson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Porque precisamos usar a tecnologia na escola?   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySex Set 14, 2012 10:16 am

Estes recursos só vieram somar para um melhor desenvolvimento e conhecimento de novas aprendizagens de professores e alunos auxiliando na contextualização das atividades propostas, e no planejamento das aulas. Fazer o uso das tecnologias contribui para a compreensão e execução das atividades propostas e desejadas, visando um aprendizado.

Grupo: Acassio, Ivone Lilian, Raissa
Ir para o topo Ir para baixo
patrikalisson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Re: Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySex Set 14, 2012 10:38 am

Diante dos inúmeros meios tecnológicos faz-se necessário que a escola esteja cada vez mais inserida no meio. A chegada das tecnologias eletrônicas à escola nos traz grandes deságios sendo necessário compreender a realidade em que atuamos.
Vivemos em uma sociedade em que os discentes estão sempre interagindo com diferentes tecnologias, sendo elas a TV, celular, DVD, Computador, etc. sabendo a escola se informatizar e se adequar de como usar esse meios.
Por tudo isso, é necessário que a escola busque entender a relação entre sociedade e tecnologia para melhor atender ao publico objetivando melhor aprendizagem dos alunos.

Componentes: Luciária, Mateus, Josiene, Maria Lourdes, Clebia
Ir para o topo Ir para baixo
patrikalisson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Tecnologia na Escola   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySex Set 14, 2012 10:45 am

Diante da realidade, as tecnologias tornaram-se ferramentas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto o professor inova a metodologia proporcionando um ambiente atraente e convidativo ao aluno na busca do conhecimento

Grupo: Edione Borges, Gilvanete Rosa, Jaci Vansconcelos e Taislane Lima
Ir para o topo Ir para baixo
patrikalisson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2012

Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Informatica   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 EmptySex Set 14, 2012 11:24 am

A informática originou-se na da junção de duas palavras: informação + automática. Isso ocorreu devido à necessidade em deter informações automatizadas. Hoje o computador e uma das maquinas mais desejadas do momento, com seu surgimento surgiu a informática e o processamento de dados. O computador é um equipamento cheio de componentes elétricos eletrônicos e mecânicos, que em conjunto trabalha com um só objetivo, processar dados e transforma-las em informações.
O funcionamento dos computadores ocorre por meio de três passos fundamentais:
• Dados entrando => e a entrada de dados em um computador por meio do teclado, do mouse e do scanner.
• Processamento de dados => Nessa fase o computador converte os que na linguagem domina a linguagem binaria, por meio de um software, ele executa as ordens solicitadas.
• Saida de dados. E o memento de ver o resultado na ordem no monitor, podemos de quisermos dar uma outra ordem e ter o resultado impresso no papel pela impressora. Mas para o funcionamento de um computador existem dois elementos indispensáveis. O Hardware e software.
Há uma diferença entre o hardware e o software. O hardware é tudo aquilo que forma a parte física do computador já o software são as instruções que o computador recebe, tendo em sua memoria a menor quantidade de informações que chamamos de byte que é processada e armazenada na memoria do computador o byte é o espaça de memoria que cada letra, símbolo ou digito ocupa. Ex: A palavra APRENDiZADO usamos 11 dígitos que é 11 bytes, total de 1.024 byts ou 1024
Vamos conhecer alguns hardwares que forma a parte física do computador. O teclado e o seu principal dispositivo de entrada. O monitor ou vídeo é considerado um dispositivo de saída de dados e informações. O scanner é considerado um dispositivo de entrada de dados pois é através dela que a imagem é captada e enviada ao computador em forma digitalizada, utilizado um programa especifico esta imagem pode ser tratada e manipulada de acordo com a necessidade do usuário.
A impressora é um dos elementos responsáveis pela saída de informações, por isso esta classificada como dispositivo de saída de dados as mais conhecidas são: impressora matricial, laser, jato de tinta, térmica de cira. O CD-Rom serve para leitura já o CD-RW pode ser usado varias vezes, os discos renováveis mais comuns são pen drives, cartões de memoria HD’s, Celulares, comuns digitais.
Existem carios sistemas operacionais produzidos: DOS- que significa Disk operational sustem, desenvolvido pela Microsoft Corporation nos anos 90. Mac i os - sistema desenvolvido pela Apple computer utilizado nos computadores de tipo Macitosh. OS/s sistema desenvolvido pela 1BM com semelhanças Microsoft Windows. Unix - sistema multitarefa e multiusuário desenvolvido em 1969. Pela At e T Bile laboratórios. Linux sistema que surgiu em 1991 atraves de um estudante de universidade de helsenque na Finlândia.

Componentes : Maria de Lourdes, Clebia, Josiene, Luciaria, Alex, Mateus




Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty
MensagemAssunto: Re: Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012   Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Resumo da atividade aplicada no dia 15-08-2012
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Conteudo da aula do dia 23/08/2012
» Questionário Proinfo - 2012.1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ProInfoJD :: Portal do Professor :: Portal do Professor-
Ir para: